EnglishEspañolPortuguês

ECOSSISTEMA DEVASTADO

Ibama multa fazendeiros de MS em R$ 100 mi por queimadas no Pantanal

27 de setembro de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Araquém Alcântara

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aplicou duas multas que totalizam R$ 100 milhões a proprietários de uma mesma fazenda em Corumbá. Os fazendeiros foram responsabilizados por dar início a incêndios que devastaram 333 mil hectares no Pantanal.

Após mais de 20 dias de investigação, os dois responsáveis foram identificados e multados por danificar a vegetação nativa do Pantanal ao utilizar fogo sem a devida autorização do órgão ambiental competente.

De acordo com o Ibama, essa área é a maior já devastada por um incêndio provocado por uma única propriedade este ano no Pantanal, afetando também outros 135 imóveis rurais atingidos pelo fogo.

Segundo os fiscais do Ibama, o incêndio teve início em junho, em vegetação nativa típica do Pantanal, dentro da propriedade autuada.

Devido às condições climáticas da região, o fogo levou 110 dias para ser controlado pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), em colaboração com outras instituições envolvidas na gestão da crise local.

Toda a área incendiada foi embargada pelo Ibama para permitir sua regeneração.

O incêndio causou danos ambientais severos à vegetação típica do bioma Pantanal e impactou diretamente a fauna silvestre, aumentando a mortalidade de animais e reduzindo os recursos alimentares e substratos essenciais para sua sobrevivência.

O Ibama também destacou que a fumaça gerada pelo incêndio contribuiu para o aumento da poluição do ar em várias cidades brasileiras, liberando poluentes atmosféricos, como material particulado, gases tóxicos e compostos orgânicos voláteis.

Esses poluentes intensificam as mudanças climáticas ao agravar o efeito estufa e representam sérios riscos à saúde humana.

Fonte: Primeira Página

    Você viu?

    Ir para o topo