EnglishEspañolPortuguês

Ibama incentiva matança de jacarés em reserva de Porto Velho (RO)

11 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Um local de grande beleza, a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, no distrito de São Carlos em Porto Velho (RO), convive com um grande número de jacarés-açus que povoam as águas dos lagos e do rio Madeira.

Alegando que os animais representariam um perigo à população humana, o Ibama passou a trabalhar em um projeto para viabilizar a matança dos jacarés. Foi, inclusive, construído um frigorífico pela concessionária Santo Antônio Energia, ainda que a concretização do projeto dependa da aquisição de equipamentos viabilizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Imagem: Reprodução/Diário da Amazônia

A quantidade de animais a serem abatidos será definida por meio de pesquisas realizadas pelo ICMBio, quando um censo populacional determinará um percentual de crescimento e de abate. Atualmente, a população de jacarés no complexo de lagos do Cuniã é de 35 mil animais, calculado na época da cheia. Ribeirinhos chegam a comentar que o número real seja o triplo disso.

Segundo informações, a caça ao jacaré foi proibida durante 40 anos, até 2007, quando a espécie saiu da relação de animais em extinção.

Com informações do Diário da Amazônia

Nota da Redação: Ponto um: a caça é uma violência permitida enquanto as espécies não estejam perto de se tornarem extintas? Que consciência de preservação é essa? Caçar animais é crime contra a vida! Independentemente de qualquer coisa. Ponto dois: é ainda mais assustador nos depararmos com o fato de que instituições responsáveis por proteger a fauna e o meio ambiente se unam para matar animais, em nome de uma suposta ação de controle populacional. Pelo mesmíssimo raciocínio, deveríamos exterminar, então, boa parte da humanidade? Pois já excedemos, e muito, a massa crítica de habitantes que poderiam viver neste planeta de forma sustentável e equilibrada. A sociedade não pode fingir que não vê ou que não entende o que está bem diante de seus olhos: o homem está destruindo tudo, está provando para o mundo que a lei que vale é a da violência e do domínio sobre as outras espécies. Uma vergonha. Os jacarés serão vítimas de mais um massacre para a lista da história da humanidade? Esperamos que não, mas entendemos, ao mesmo tempo, que tudo, absolutamente tudo, será devolvido ao homem.

Você viu?

Ir para o topo