EnglishEspañolPortuguês

Ibama e PM Ambiental resgatam 193 animais silvestres em SP

18 de julho de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Os animais apreendidos foram encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP) (Fotos: Ibama/Divulgação)

Na sexta-feira (12), uma operação de combate à criação e comércio ilegal de fauna silvestre realizada pelo Ibama em parceria com a Polícia Militar Ambiental de São Paulo resultou em resgate de 193 animais silvestres em Salto (SP).

Dois jabutis-piranga (Chelonoidis carbonarius), espécie da fauna silvestre nativa, e 191 serpentes exóticas eram mantidos irregularmente em uma residência no município. Segundo o Ibama, a apreensão é resultado do monitoramento de remessas e encomendas postais realizado pela Unidade Técnica do Ibama no aeroporto de Viracopos em conjunto com a PM Ambiental, em Campinas (SP).

O responsável foi autuado em R$ 49 mil por introduzir espécie exótica no país sem licença ambiental e manter animais silvestres da fauna nativa de forma irregular. As informações reunidas durante a ação fiscalizatória serão encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) para apuração de responsabilidade criminal.

Equipes da Vigilância Sanitária e de Controle de Zoonoses do município de Salto foram acionadas para encerrar as atividades de biotério, criadouro de roedores para alimentação das serpentes, que funcionava na residência do infrator.

Os animais apreendidos foram encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP).


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo