EnglishEspañolPortuguês

Ibama decidirá destino de um filhote de onça encontrado em SP

14 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Um filhote de onça suçuarana, com cerca de dois anos e meio, mantida em uma fazenda na estrada do Barreiro Rico, perto de Anhembi, em Piracicaba (SP), foi localizada ontem pela Polícia Militar Ambiental, que chegou ao local após denúncia.

Por causa do tamanho de “Neguinha”, como é carinhosamente chamada pelo caseiro, biólogos que estiveram na propriedade preferiram não arriscar o transporte e a onça ficou sob responsabilidade do caseiro, que assinou um termo de compromisso.

O caseiro, de acordo com o PM, disse que o filhote se perdeu da mãe durante incêndio na reserva florestal que tem perto da fazenda, e o tutor resolveu criá-lo. A blitz na fazenda teve apoio dos policiais Eduardo, Vergel e sargento Fernando, que está no comando da Base Operacional de Piracicaba.

O filhote mantido em cativeiro terá o seu destino determinado pelo Ibama, que supostamente compreende a importância e possui a obrigação de zelar pela garantia dos direitos fundamentais dos animais e proteger a fauna.

Nota da Redação:

Resgatar um animal para oferecer-lhe cuidados enquanto se recupera para voltar ao seu habitat natural é um gesto consciente; mas mantê-lo em confinamento pelo resto de sua vida é uma violência, um crime de maus-tratos. A ANDA espera que o Ibama faça valer o direito à liberdade da onça e se responsabilize por sua reinserção na natureza.

(Com informações da Gazeta de Piracicaba)

Você viu?

Ir para o topo