EnglishEspañolPortuguês

MULTA

IBAMA autua piloto de moto aquática por importunar baleia em Garopaba (SC)

14 de setembro de 2025
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: IBAMA/Instagram

Agentes do Ibama flagraram, nessa quinta-feira (11/09), mais um caso de molestamento de cetáceos em Santa Catarina. Durante uma operação de fiscalização, em uma praia do município de Garopaba, eles observaram dois homens em uma moto aquática se aproximando de quatro grupos de baleias com filhotes.

O piloto, que disse ter chegado a menos de 10 metros de distância dos animais, foi autuado e terá de pagar multa no valor de R$ 2,5 mil. A infração de molestamento intencional é caracterizada pela Portaria Ibama nº 117/1996, que estabelece a distância mínima de 100 metros que as embarcações motorizadas devem manter em relação às baleias. Além de evitar o impacto com os cetáceos, a distância mínima visa minimizar o ruído e não afetar o comportamento dos animais.

Qualquer aproximação indevida, perseguição, barulho excessivo ou uso imprudente de embarcações pode causar sofrimento aos animais, alterar rotas migratórias, separar mães e filhotes ou provocar acidentes.

Além do impacto aos animais, o condutor causou temor em pessoas que estavam próximas à orla, gerando a revolta de banhistas presentes no local, conforme relatado pelo próprio infrator às autoridades.

Ao testemunhar crimes e infrações ambientais, você pode denunciar anonimamente:
🌐 Fala.BR: falabr.cgu.gov.br
📞 Ouvidoria do Ibama: 0800 061 8080

 

Fonte: Ibama no Instagram

    Você viu?

    Ir para o topo