Uma mega operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu cerca de 100 aves silvestres, dentro da residência do conceiçãozense conhecido como “Neto do Molho”.
As apreensões aconteceram por volta das 10h, da manhã desta quinta-feira(3), na cidade de Conceição. No total foram capturadas cerca de 100 aves. Entre os pássaros apreendidos estava um papagaio e outras duas espécies, ameaçados de extinção.
De acordo com o Agente Ambiental Federal, Walter, o Ibama chegou até a residência, depois de uma denúncia anônima. Segundo o agente, foram apreendidas cerca de 100 aves, algumas delas, ameaçadas de extinção. Ainda segundo o agente, os animais serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, onde serão observados. Alguns deles poderão voltar, de imediato para a natureza, outros deverão passar por uma espécie de triagem, para depois voltarem ao seu habitat natural.
Ainda de acordo com o agente Walter, os procedimentos foram feitos no local e o proprietário deverá responder, tanto civil, quanto criminalmente. Além disso, a multa será feita na hora e poderá chegar a 70 mil reais, de acordo com o número de aves apreendidas.
Para cada animal ameaçado de extinção apreendido, o proprietário é obrigado a pagar uma multa equivalente a 5 mil reais. Os demais, a multa gira em torno de 500 reais.
A operação mobilizou a cidade de Conceição e atraiu diversos curiosos para a rua, onde estavam sendo apreendidas as aves.
Fonte: Folha do Sertão