Foram apreendidos, no distrito de Aparecida do Oeste, zona rural do município de Santo Antônio do Amparo, em Minas Gerais, 36 pássaros da fauna silvestre brasileira, conhecidos como trinca-ferro. Além deles, os fiscais do Ibama encontraram diversas gaiolas, uma armadilha para captura e 224 caixinhas vazias de leite longa vida usadas para o transporte dos animais. Os infratores foram multados R$ 54 mil.
Segundo a denúncia recebida pelo escritório regional de Lavras/MG, os pássaros eram capturados na região e levados para serem comercializados em São Paulo. A informação foi confirmada pelos próprios infratores. Eles afirmaram que os pássaros eram transportados dentro das caixinhas de leite, utilizando um veículo que também foi apreendido.
Três pessoas que estavam de guarda dos animais silvestres foram detidas e encaminhadas a Delegacia Regional de Polícia de Lavras. O ato praticado pelos infratores é configurado como crime ambiental, conforme prevê o Decreto nº 6.514 de 2008. Os pássaros e demais petrechos apreendidos foram depositados no escritório regional do Ibama.
Fonte: EPTV