Operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Espírito Santo (Ibama) apreendeu animais dessecados em lojas de materiais religiosos na manhã desta quarta-feira (10), na Vila Rubim, em Vitória. Animais em extinção, já mortos, eram vendidos como artigos religiosos. As lojas foram multadas e os donos responderam criminalmente ao Ministério Público por não terem licenção para esse tipo de comércio.
Segundo o agente ambiental federal do Ibama, Olavo Perim Galvão, a operação identificada como ‘Moda Triste II’ é de nível nacional e na Vila Rubim duas lojas foram flagradas com irregularidades. Nos estabelecimentos foram apreendidos um total de 74 cavalos-marinhos dessecados e pedaços de couro de cobra jiboia. O agente destacou que os cavalos-marinhos apreendidos eram da espécie Hippocampus reidi e estão incluídos na lista estadual de animais ameaçados de extinção.
As lojas, que não tiveram os nomes divulgados, serão multadas em R$ 27,5 mil e R$10 mil cada uma. Os proprietários das lojas responderão criminalmente ao Ministério Público do Espírito Santo pelo comércio não autorizado.
Outras 18 lojas foram vistoriadas pela fiscalização do Ibama na região da Vila Rubim e Mercado capixaba, mas nenhuma irregularidade foi encontrada.
Fonte: Gazeta on-line