Agentes do Ibama autuaram na tarde de quinta-feira um homem que mantinha 82 animais silvestres em sua residência em Belém (PA). Jaime Lopes Oliveira, conhecido como Jaime Magro, tentou impedir o acesso da equipe na casa localizada no bairro Jurunas, enquanto tentava se desfazer dos animais para descaracterizar o crime.
O suspeito chegou a arremessar alguns exemplares do segundo andar da residência. Algumas aves conseguiram alçar voo, mas outras caíram e sofreram ferimentos, morrendo no decorrer da operação. Vários animais estão na lista da convenção internacional de espécies ameaçadas de extinção.
Segundo o Ibama, após enfrentar a resistência do suspeito, os agentes conseguiram entrar na casa e encontraram um cenário de maus-tratos, sujeira, excesso de aves na mesma gaiola e animais sem água ou comida adequada.
Jaime Magro já havia sido flagrado pela fiscalização em outras operações de combate ao tráfico de animais silvestres. As multas aplicadas somam mais de R$ 500 mil, por manter em cativeiro animais silvestres, opor obstáculo à fiscalização e maus-tratos. O autuado tem 20 dias para apresentar defesa ao Ibama.
Os animais apreendidos foram encaminhados a um zoológico, onde passam por tratamento veterinário e avaliação das condições para decidir sobre a sua destinação.
Fonte: Terra