Uma nova ferramenta criada por cientistas da University of Edinburgh (Escócia) ajuda a IA a analisar imagens para saber o impacto das mudanças climáticas nos animais, como poluição e até perda de habitat.
Os efeitos das mudanças climáticas são inimagináveis. Para mensurar isso no mundo animal, a ferramenta pode ajudar a obter detalhes de quais espécies estão comendo, quão saudáveis elas estão e com quais outras espécies estão interagindo.
Na prática, essa ferramenta (chamada INQUIRE) mede a capacidade da IA de tirar conclusões de um banco de imagens de cinco milhões de fotos de vida selvagem carregadas no site iNaturalist.
A equipe descobriu que os algoritmos atuais de IA são capazes de responder a alguns desses tipos de perguntas, mas falham nas mais complexas.
De qualquer forma, a equipe estima que essas descobertas destacam oportunidades para desenvolver novos algoritmos de IA que podem ajudar melhor os cientistas a explorar com eficiência as coleções de imagens.
“Essa cuidadosa curadoria de dados, com foco na captura de exemplos reais de investigações científicas em áreas de pesquisa em ecologia e ciência ambiental, provou ser vital para expandir nossa compreensão das capacidades atuais dos métodos de IA atuais nesses cenários científicos impactantes”, diz uma das autoras, Sarah Beery.
“As milhares de fotos de vida selvagem carregadas na internet todos os dias fornecem aos cientistas descobertas valiosas sobre onde diferentes espécies podem ser encontradas na Terra. No entanto, saber quais espécies estão em uma foto é apenas a ponta do iceberg. Essas imagens são potencialmente um recurso extremamente rico que permanece em grande parte inexplorado”, completa outro pesquisador envolvido, Oisin Mac Aodha.
As descobertas estão publicadas na plataforma arXiv e devem ser apresentadas na conferência NeurIPS.
Fonte: Canal Tech