Por Renan Hamann (da Redação)
De acordo com um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade Ohio State (Estados Unidos), os humanos estão diretamente ligados à extinção e à ameaça de espécies de animais. Eles chegaram à conclusão após analisarem diversas informações e calcularam que sempre que a população humana aumenta, os outros animais sofrem reduções em seu número de indivíduos. As informações são do Daily Mail.
Com isso, estima-se que cerca de 11% dos animais do mundo estejam ameaçados de extinção até o ano de 2050. Outros estudos anteriores já haviam cogitado a influência do aumento populacional humano sobre a ameaça aos animais, mas a pesquisa da Ohio State é a primeira a confirmar isso.
Pesquisadores estão agora focando seus esforços em ações que possam combater essa ameaça e não são descartadas as possibilidades da migração forçada de animais ameaçados para países com redução populacional humana. Dr. Jeffrey McKee e seus colegas norte-americanos estão provando a conexão direta já mencionada e isso vale para mamíferos e também aves.
Para isso, eles utilizaram dados coletados em censos realizados nos anos de 2000, 2010 e fizeram projeções para 2020 e 2050, levando em consideração um número de 114 países.
Os cálculos são bem alarmantes. Uma nação com números medianos de habitantes pode esperar pelo aumento de 3,3% no número de mamíferos e pássaros ameaçados no período de 10 anos e até 10,8% para o ano de 2050. Tudo isso baseado nas projeções para o crescimento humano.
Até o momento, não são conhecidos métodos eficientes para barrar esse processo.