Depois de dois anos de trabalho, o grupo de estudos de Turismo Pet Friendly da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) lança um conjunto de normas para hotelaria, para quem quer entrar nesta área ou pensa em aperfeiçoar o negócio.
O grupo, multidisciplinar, é composto por donos de estabelecimentos, como hotéis e restaurantes, integrantes de órgãos interessados ao tema, além de especialista em comportamento animal, advogados e jornalistas, e nasceu com o objetivo de discutir como hotéis e pousadas poderiam se ajustar para serem genuinamente pet friendly.
“A adaptação dos locais nem sempre é simples. Justamente por isso, para ajudar esses estabelecimentos a receberem hóspedes com seus animais domésticos, criamos um grupo de estudos de Turismo Pet Friendly, junto à ABNT, que construiu o documento com as normas técnicas para hotelaria”, explica Marília Andrade, jornalista e criadora do canal Farejando por aí, o qual compartilha suas experiências de viagens e passeios com suas duas cachorrinhas e atua como coordenadora deste grupo de estudo.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Booking.com, os viajantes brasileiros colocam as necessidades de seus animais em primeiro lugar, ao escolher os destinos dos passeios. 46% desses viajantes optam por escolher um destino pet friendly. 43% disseram que, em suas próximas viagens, gostaria de reservar uma acomodação baseado nesse mesmo critério e um em cada quatro (26%) brasileiros que têm um animais domésticos pretende viajar com eles pelo menos uma vez esse ano.
Com mais gente viajando com seus animais domésticos, Marília alerta que há locais que se consideram pet friendly, mas não estão realmente preparados para receber animais. “Muitos estabelecimentos ainda desconhecem as necessidades básicas dos animais e o que os tutores precisam para serem bem recebidos com seus filhos de quatro patas. A falta de preparo pode levar a acidentes, como fugas de animais, ou até mesmo prejuízos aos donos dos locais”, destaca.
De acordo com Marilia, as normas trazem orientações desde sinalização, jardinagem, comunicação com os tutores e muitos mais. “Tentamos levantar todos os detalhes necessários que os hotéis e pousadas precisam saber e até mesmo entender com relação à saúde do animal, necessidades básicas, comportamento, como também as necessidades dos tutores que viajam acompanhados de seus animais”, resume.
O setor de animais domésticos, como um todo está em crescimento acelerado. Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação) projeta-se que o mercado brasileiro tenha faturado mais de R$ 77 milhões em 2024, aumento de 12% em relação a 2023 e recorde histórico do mercado.
O documento está disponível no site da ABNT: ABNT Catálogo
Quem é o Turista Pet Friendly?
O público que viaja com animais domésticos, segundo uma pesquisa realizada pelo canal Farejando por aí, tem entre 35 e 50 anos, vê eles como filhos e busca experiências, para aproveitarem juntos, em que os animais sejam recebidos com respeito e carinho. “O que esse público mais deseja é não sentir desconforto ao entrar com seus cães em ambientes comuns, como restaurantes e hotéis. Eles querem ser bem-vindos, sem olhares tortos ou preconceitos”, finaliza.
Fonte: Cães&Gatos