O hotel quatro estrelas Mandachi Hotel and Spa, na Romênia, transformou quartos e salões de festa em abrigos temporários para refugiados ucranianos e seus animais domésticos. Atualmente, o local acolhe 2.000 pessoas e 100 animais. Além de receber alimentos, cobertores e assistência médica e veterinária, os sobreviventes da guerra também ganham amparo psicológico e compaixão dos funcionários e administradores do hotel.
Os primeiros refugiados chegaram no local há pouco mais de uma semana e o proprietário não pensou duas vezes e disponibilizou o máximo de conforto aos ucrânianos, inclusive os que estão acompahados dos seus animais queridos, como Olga Okhrimenko, que se recusou a abandonar o seu cãozinho, o corgi Knolly. Eles levaram três dias, em uma viagem exaustiva de ônibus, para cruzar a fronteira entre a Ucrânia e a Romênia.
Além de Knolly, a refugiada também levou seus dois gatinhos, que conseguiram chegar no país vizinho com a ajuda de amigos. No salão principal no hotel, cães e gatos de todos os tamanhos compartilham as camas com seus tutores. Há muitos animais assustados e estressados que ainda estão em processo de adaptação. No local, há ucranianos, chineses, iranianos, italianos, marroquinos e nigerianos. Todos em segurança.
Okhrimenko conseguiu vaga em um ônibus e foi para a Alemanha com o seu cãozinho e os gatos. Ela espera que todos que não conseguiram levar seus animais, como ela fez, tenham a oportunidade de reencontrá-los no futuro. O trabalho realizado pelo Mandachi Hotel and Spa é um verdadeiro símbolo de compaixão e humanidade, pelas pessoas e os animais. Muitos refugiados ainda estão chegando ao local, onde poderão descansar e respirar aliviados.