O Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) não pôde atender a uma cachorrinha atropelada nesse sábado (10) e domingo (11), por conta de um problema na rede de internet.
Em nota, o HVU confirmou que está tendo problemas com a internet desde a última quinta-feira (8), e que por conta destes problemas, a cadela não foi internada. Leia o comunicado do HVU sobre o caso no fim desta reportagem.
A cadela apareceu na sexta-feira (9) no bairro Buenos Aires, na Zona Norte de Teresina, na vizinhança de Maricildes Calasso, que costuma alimentar os animais em situação de rua. Durante a noite, ela foi atropelada por um dos vizinhos, e sofreu fraturas nas patas traseiras.
Encontrada sem nenhuma identificação, a cachorrinha recebeu o nome de Vitória. Mas Maricildes acredita que ela tenha tutores, e que está perdida.
No sábado (10), Maricildes levou a cadela até o Hospital Veterinário Universitário, na Universidade Federal do Piauí. Um veterinário chegou a examinar a cadela ainda dentro do carro, mas ela não pôde ser atendida porque o sistema de internet do HVU está fora do ar.
Maricildes foi orientada a voltar para casa com a cachorra, que recebeu o nome de Vitória, e aguardasse que o sistema voltasse a funcionar. Neste domingo (11), ela ligou para o hospital, mas novamente não conseguiu atendimento para a cadela.
“Então, a gente está só ligando, perguntando se já voltou a internet. E até agora, nada. Estamos vendo também uma clínica, mas no HVU a gente não gastaria tanto, né?”, comentou Maricildes, que cuida de 3 cachorros e 9 gatos em casa.
Leia o comunicado do HVU abaixo:
Nota à Imprensa
O Hospital Veterinário Universitário da UFPI (HVU) vem a público, por meio desta nota, esclarecer a situação ocorrida na tarde desse sábado, envolvendo a falta de atendimento a uma cadelinha atropelada.
Desde a última quinta-feira (8), estamos enfrentando instabilidades no sistema de internet que atende todo o campus da universidade. Este problema tem impactado diretamente nossos processos internos, especialmente na realização de fichas de atendimento e internação, que dependem de um sistema online para o cadastro e acesso às informações dos pacientes.
Devido a essa instabilidade, lamentamos informar que não pudemos realizar a internação imediata da cadelinha, mesmo após sua passagem pelo sistema de triagem. O médico veterinário de plantão recomendou o retorno na manhã deste domingo (11), na expectativa de que o sistema esteja estabilizado, permitindo que possamos iniciar os cuidados necessários.
Lamentamos profundamente os transtornos causados e reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar animal. Esperamos que o sistema de internet seja estabilizado em breve para todo o campus, possibilitando a retomada dos atendimentos com a qualidade e eficiência de sempre.
Hospital Veterinário Universitário da UFPI.
Universidade Federal do Piauí.
Fonte: G1