Buscando um melhor atendimento, o Hospital Veterinário da UNIGRAN dispõe agora de testes rápidos para cães e gatos. São testes rápidos e precisos para diagnosticar doenças transmitidas por animais domésticos e em situação de rua. Ao todo são dez testes que auxiliam para a escolha do melhor tratamento.
A médica veterinária do hospital, Marcela Lima, explica que cada caso é um caso, “por exemplo, dois cachorros estão com a doença Anaplasma, da qual é transmitida pela picada do carrapato, a doença é a mesma, mas o tratamento é diferenciado. Depende muito do estágio da doença que o cão se encontra”.
Os testes disponíveis são para detectar as seguintes doenças: FIV, FELV, Borrelia, Erlíquia, Anaplasma, Dirofilariose, Cinomose, Parvovírus, Hemagasometria e Glicemia. “Para fazer o teste leva cerca de 2 a 5 minutos e o diagnóstico é feito de imediato. É importante a realização desses testes, pois o tratamento é feito o quanto antes e também possibilita dar a chance para uma recuperação mais rápida e sem complicações”, esclarece Marcela.
A FIV é uma doença transmitida em gatos, é o vírus da imunodeficiência felina, normalmente transmitido através da mordida de um gato infectado para um sadio. Já o FELV é o vírus da leucemia felina, transmitido pela saliva. A Borrelia, Erlíquia, Anaplasma são parasitoses transmitidas através da picada do carrapato. A Dirofilariose é transmitida pela picada do mosquito Culex. Cinomose e Parvovírus e são doenças transmitidas por um vírus. Hemagasometria é um teste feito para dosar os gases sanguíneos. Já o teste de Glicemia é para saber a dosagem de açúcar no sangue.
Os testes são exclusivos para cães e gatos, exceto os de Hemogasometria e Glicemia, que também são realizados em animais de grande porte. O Hospital Veterinário oferece o tratamento contra todas essas doenças. É importante a realização dos testes, pois são doenças transmitidas com muita facilidade pela mordida ou lambedura do animal infectado e, com a constatação rápida, o tratamento é sempre mais eficaz.
Fonte: Jornal Agora MS