O governo de Hong Kong anunciou que não servirá mais atum rabilho e barbatana de tubarão em recepções oficiais, para dar um “bom exemplo” na luta contra o extermínio de espécies ameaçadas de extinção.
“A exclusão destes produtos (…) dos menus oficiais é um princípio e também serve como um exemplo para uma melhor educação e consciencialização pública sobre o desenvolvimento sustentável”, disse um porta-voz do governo em conferência de imprensa.
“O Governo está determinado a desempenhar um papel de liderança e a dar um bom exemplo” nesta área, disse o mesmo porta-voz.
Hong Kong é um importante mercado mundial de barbatanas de tubarão, uma iguaria apreciada por muitos asiáticos e, muitas vezes, servida em sopa nos banquetes pelos chineses mais ricos.
O comércio de barbatanas de tubarão não está sujeito a quaisquer regulamentos em Hong Kong, com a exceção de três espécies, o tubarão-frade, grande tubarão branco e o tubarão-baleia.
Segundo a ONG Pew, mais de 70 milhões de tubarões são mortos anualmente por causa das barbatanas. Um terço das espécies estará à beira da extinção.
*Esta notícia é original de Portugal e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores portugueses
Fonte: TSF