Durante trabalho ostensivo neste final de semana, dois homens foram presos por tráfico de animais silvestres. O flagrante aconteceu na estrada de acesso ao povoado Campo Redondo, zona rural de Penedo.
Equipes do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), em trabalho continuo, avistaram uma motocicleta com os ocupantes, Jorge Luiz Joaquim dos Santos e Edvaldo Vieira de Souza, em atitude suspeita.
“Visualizamos os dois homens de motocicleta, momento que mudaram de comportamento, o que levantou suspeita. Ordenamos o condutor a reduzir e parar. Ao revistar uma bolsa grande de tecido, encontramos as aves dentro, em condições mínimas de sobrevivência”, detalhou um dos militares.
Ambos foram presos com base na Lei de Crimes Ambientais e vão responder por tráfico de animais silvestres. Eles estavam transportando 120 pássaros da espécie Chupinha, ou Papa Capim, em gaiolas do tipo alçapão, usadas para o transporte e comercialização.
Com o flagrante, Jorge Luiz Joaquim dos Santos e Edvaldo Vieira de Souza foram conduzidos para a 7ª Delegacia Regional de Penedo, onde foi aberto um inquérito com base na Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Após a assinatura do procedimento, foram liberados e vão responder em liberdade. Os pássaros foram levadas para a sede do Batalhão Ambiental na entrada do povoado Capela, zona rural de Penedo.
Os 120 Chupinhas serão soltos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe.
Fonte: Aqui Acontece