Dando continuidade ao trabalho de fiscalização aos crimes ambientais na área e entorno do Parque Estadual dos Três Picos em Teresópolis, no Rio de Janeiro, agentes da unidade de conservação detiveram mais dois homens acusados de capturar aves da fauna silvestre na floresta do Jacarandá. Moradores do bairro da Coréia, na área de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos, eles foram conduzidos para a 110ª Delegacia de Polícia e autuados. Na operação, que teve início nas primeiras horas da manhã do último domingo, 7, foram encontrados engaiolados 19 pichanchões e três trinca-ferros, além de uma espingarda de chumbinho, gaiolas com rede, alçapões e outras armadilhas para capturar os pássaros.
O trabalho teve apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com Luis Cristóvão, Coordenador do Núcleo Jacarandá do Parque Estadual dos Três Picos, os acusados foram autuados na 110 DP pelo crime ambiental e liberados. Eles vão pagar multa de R$ 5 mil por cada ave apreendida, por ambas as espécies estarem na lista de extinção. Se não estivessem, a multa seria de R$ 500 por cada pássaro.
Em uma semana, essa foi o terceiro flagrante de caça e captura de aves no entorno daquela floresta. No domingo anterior (28) e na última sexta-feira (5), foram três pessoas detidas. Na primeira operação, dois moradores do Meudom estavam com oito pichanchões, um trinca-ferro e uma ave da espécie cigarrinha bambu. Na sexta-feira, foram encontradas 40 aves engaioladas, sendo que 38 delas estão na lista de extinção . “Vamos continuar realizando operações para combater não só esse, mas qualquer tipo de crime na área de preservação e seu entorno”, informou o chefe do Parque Estadual Três Picos, Théo Panagoulias.
Todas as aves serão examinadas por veterinários e biólogos. As que estivem em boas condições serão soltas em locais adequados e, as que estivem machucadas ou necessitando de reabilitação para voltar para o ambiente natural, por exemplo, encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Seropédica.
Graças a campanha “Pássaro Legal é Pássaro Solto”, quem tiver qualquer ave em situação irregular pode entregá-la e evitar as punições previstas em lei. A sede de Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Soberbo, e o núcleo Jacarandá do Parque dos Três Picos, no Meudom, bem como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 170 – Centro, funcionam como pontos fixos para a entrega voluntária de pássaros. Quem não tiver como transportar as aves pode ligar para o número (21) 2742-7763.
Fonte: Diário de Teresópolis