Na última semana, moradores da região de Campbellville, no norte da Califórnia, foram obrigados a evacuar devido ao Park Fire, o maior incêndio florestal do estado, que já consumiu mais de 370 mil acres.
Entre os evacuados estava um morador que, fugindo com seus animais domésticos em um caminhão, teve o veículo quebrado no caminho. “Infelizmente, o morador teve que abandonar o caminhão, que incluía dois rottweilers adultos e seus filhotes”, informou o xerife do Condado de Butte. “O tutor forneceu aos socorristas a localização do caminhão, mas a área não estava imediatamente acessível devido ao incêndio.”
Apesar das dificuldades, os cães ainda tinham uma chance de sobrevivência.
Ao tomar conhecimento da situação, Trevor Skraggs, do Corpo de Busca e Resgate do Xerife do Condado de Butte, decidiu agir para salvar os animais. Skraggs foi transportado de helicóptero para a zona do incêndio e desembarcou em um local seguro, a alguma distância do ponto onde os cães foram vistos pela última vez.
“Após chegar, Trevor correu 2,4 quilômetros até o local e encontrou os filhotes e a mãe vivos, mas exaustos e com muita sede”, relatou o gabinete do xerife. Infelizmente, o pai dos filhotes não sobreviveu. No entanto, Skraggs garantiu que o restante da família de cães não teria o mesmo destino, fornecendo alimento e água e guiando-os de volta ao helicóptero.
Os esforços heroicos de Skraggs salvaram a vida dos cães. Ao pousar fora da zona de incêndio, ele posou para fotos com os animais resgatados, um raro momento de alegria em meio à tragédia.
Mais tarde, os cães foram entregues aos cuidados do North Valley Animal Disaster Group, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para proteger animais desabrigados por desastres.
As ações de Skraggs foram amplamente elogiadas pelo público e por seus colegas. “Foram alguns dias horríveis para nossa comunidade”, disse o xerife do Condado de Butte. “Estamos gratos por poder compartilhar esta história incrível.”