Um homem coreano foi preso no Peru após tentar contrabandear 325 tarântulas, 110 centopéias e nove formigas-bala em um voo de 12 horas de Lima para Paris. O homem, de 28 anos, planejava fazer uma conexão em Paris para um segundo voo de 12 horas rumo a Seul, mas agora se encontra sob custódia, enfrentando acusações de tentativas de contrabando de uma espécie ameaçada.
O incidente ocorreu no dia 8 de novembro, quando o suspeito tentou passar pelo controle de segurança do aeroporto antes de seu voo da Air France para Paris. Ao passar pelo detector de metal, os agentes de segurança notaram que o peito do homem estava saliente e decidiram efetuar uma revista mais detalhada.
Ao serem solicitados a erguer a camisa, os oficiais ficaram surpresos ao encontrar centenas de aracnídeos, centopéias e formigas em sacos plásticos e pequenos recipientes, todos presos a faixas que o homem usava atravessadas pelo corpo.
O Serviço Nacional de Florestas e Vida Silvestre (SERFOR) foi acionado para assumir a investigação e cuidar dos animais. As 325 tarântulas incluíam 35 adultas do tamanho da mão humana, além de 285 juvenis, todas nativas da Amazônia peruana, sendo que as tarântulas são uma espécie em perigo de extinção.
Conforme o The Korea Herald, o SERFOR antecipa um aumento no tráfico de fauna silvestre próximo ao Natal, à medida que colecionadores buscam presentes sazonais.
Em uma situação semelhante, no ano passado, dois passageiros tentaram voar de Bangkok para Taipei com pelo menos 28 tartarugas, duas lontras, vários roedores, uma serpente e uma marmota escondidos em suas bagagens de mão.
Apesar de conseguirem escapar da segurança do aeroporto, acabaram sendo capturados quando dois dos animais conseguiram escapar durante o voo de três horas para Taiwan. Alguns meses depois, um homem taiwanês foi preso no aeroporto de Suvarnabhumi, em Bangkok, após ser flagrado tentando contrabandear um cão-da-pradaria e duas lontras escondidos em suas calças.
Fonte: AeroIn