EnglishEspañolPortuguês

POLUIÇÃO

Homem salva tartaruga-marinha presa em pneu na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

26 de julho de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um homem encontrou uma tartaruga presa dentro de pneu em um manguezal na Baía de Guanabara, na altura da Ilha do Governador, no Rio.

A tartaruga foi achada viva durante uma ação do Projeto Águas da Guanabara, na manhã dessa quinta-feira (25), e devolvida à água.

Álvaro Costa, conhecido como Seu Toroca, faz parte da Associação de Pescadores de Tubiacanga e estava sozinho no momento do resgate. Ele lembrou como foi o salvamento.

“Foi uma emoção especial para mim, pois ela estava condenada à morte ali. Quando eu coloquei a mão eu percebi que ela estava viva, eu tirei com muito sacrifício. Em seguida, ela começou a se debater como quem diz: “obrigado, Toroca, obrigado pesca artesanal”. A emoção ali foi como se eu estivesse devolvendo a vida ao meu filho, eu sinto isso. Eu amo aquilo ali, eu amo os manguezais, eu amo a Baia de Guanabara”, disse o pescador Toroca.

O Projeto Águas da Guanabara é uma iniciativa da Federação de Pescadores do Rio de Janeiro (Feperj). Com a participação de pescadores e bolsistas, o projeto trabalha na retirada de resíduos sólidos e na promoção da conscientização ambiental, visando a recuperação e manutenção do ecossistema.

“Os pescadores do Projeto Águas da Guanabara vem realizando, desde 2022, coletas periódicas, todas as segundas, quartas e sextas. Eles estão em ambientes marinhos degradados realizando coletas de resíduos sólidos, e eles já retiraram mais de 1.000 toneladas de resíduos desses ambientes. Nesse dia mundial de proteção aos manguezais, os pescadores vêm fazer esse apelo: vamos preservar os manguezais”, disse Jamylle de Almeida Ferreira, coordenadora do projeto.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo