Um homem roubou dois dos gansos que costumam nadar nos lagos de Palermo, uma área próxima a casas noturnas em Buenos Aires, na Argentina, e os levou para a piscina de sua casa. O incidente inusitado foi registrado por um dos amigos do jovem, que filmou com seu próprio celular e postou nas redes sociais.
As imagens viralizaram rapidamente na internet, gerando indignação e preocupação entre os usuários sobre a saúde dos animais. Segundo fontes oficiais, o La Nación apurou que a Polícia Municipal iniciou uma investigação para tentar identificar o homem, e a Divisão de Crimes Ambientais está cuidando do caso.
ROBÓ DOS GANSOS EN PALERMO Y LOS LLEVÓ A SU PILETA
Un joven robó dos gansos de los lagos de Palermo, los atrapó ofreciéndoles comida y los metió en su auto para llevarlos a su casa, donde los filmó nadando en su pileta con cloro. El operativo fue de noche con un cómplice y quedó… pic.twitter.com/7kAfFnBcGS
— Clarín (@clarincom) September 23, 2025
As imagens mostram que o homem dá migalhas de pão aos animais que estão na Avenida Sarmiento, no bairro de Palermo, em frente ao Planetário, e então, quando eles estão distraídos, o rapaz os agarra violentamente pelo pescoço, corre até um carro parado e os leva para longe do local.
Em um segundo vídeo, também compartilhado nas redes, os gansos podem ser vistos no que parece ser a pia da casa do sequestrador. A principal preocupação é que a água nesses tipos de instalações é altamente clorada, criando um ambiente que pode ser prejudicial à saúde deles.
O ecossistema dos lagos de Palermo
A área é povoada por diversas aves, como o carau, mergulhão e gansos, que encontraram lar na cidade. A superfície atinge quase 92 mil metros quadrados e a profundidade chega a 6 metros. O local tem ainda duas ilhas densamente povoadas por árvores e arbustos, que formam espaços ideais para as colônias de pássaros que habitam a área.
Especialistas conseguiram identificar até 30 espécies diferentes de aves em apenas duas horas e meia. A fauna aquática, além das espécies típicas dos lagos do parque, também inclui dourados, peixes-rei de dorso preto e tarpões.
Fonte: O Globo