Desde o final da tarde dessa quinta-feira (26) o segurança Gusmão Júnior, de 31 anos, está abrigando uma cobra da espécie jiboia, de aproximadamente 1,65 metro. Ele resgatou o animal em um mangue localizado na comunidade da Ilha do Maruim, em Olinda, e levou o bicho para casa, no bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife. Há mais de 15 horas o segurança entra em contato com as autoridades da área de Meio Ambiente para que uma viatura vá buscar a serpente, mas até o meio da manhã desta sexta não havia recebido retorno.
De acordo com Gusmão, a jiboia foi encontrada enquanto ele e mais dois amigos navegavam pelo mangue em busca de varetas para seus instrumentos de pesca. No meio do percurso a cobra foi resgatada pelos seus colegas. Como a dupla não sabia manusear o animal e cogitaram matá-la, Gusmão resolveu levá-la para seu apartamento, onde a cobra está presa em uma gaiola. “Ela é muito mansa. Acho que já foi de cativeiro e fugiu. Como já tutelei outras cobras eu não tenho medo”, contou o segurança.
Agora, Gusmão pensa em levar o animal para o Ibama, já que as autoridades dizem não ter viatura para ir buscar a cobra. “Hoje de manhã disseram que eu tinha que levar no Ibama, deram o endereço, mas disseram que não tinham como vir buscar. Na verdade talvez seja até melhor para eu não acabar entregando para alguém que vá vender ela [jiboia] para quem não sabe cuidar”.
De acordo com o soldado Rafael, da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), a orientação é de que ao encontrar animais silvestres a pessoa deve entrar em contato com o Ibama através do telefone (81) 3201-3864. Se o animal estiver num local como árvore ou poste o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do número 193 para resgatar o bicho. A própria Cipoma também pode ser procurada pelo (81) 3181-1700.
A Companhia tem sido responsável pelo resgate e soltura dos animais, uma vez que o Ibama está impedido de receber novos animais após interdição feita pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que está processando o órgão por causa da morte de dois animais que haviam sido resgatados.
Fonte: Ne 10