Policiais Militares Ambientais de Campo Grande, MS, foram acionados hoje (27) pela manhã pelo CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança), em razão de denúncias dos moradores do bairro Lagoa Parque, de que havia um homem que colocava armadilhas para caçar animais silvestres.
Quando chegaram ao local, os policiais encontraram uma guarnição do 1º Batalhão de Polícia Militar que já havia detido Vanderlei Rosano Alves Santana, residente no mesmo bairro, que era o dono das armadilhas. O elemento já havia capturado 2 cutias, inclusive uma estava bastante ferida pela armadilha e um outro animal conhecido como “cuíca” ou “ratão do banhado”, que estava morto, em razão da porta de ferro da armadilha ter caído em cima do seu corpo.
Os policiais ambientais apreenderam as armadilhas e os animais e efetuaram um auto de infração administrativo, sendo que o caçador recebeu multa de R$ 15.000,00 já que as espécies encontradas estão em risco de extinção.
Vanderlei foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Crimes Ambientais pelos Policiais do 1º Batalhão, para responder pelo crime ambiental de caça. Se condenado, ele pode ficar até 1 ano e meio na cadeia.
Fonte: A Crítica