A Polícia Ambiental apreendeu ontem, em Criciúma, oito pássaros nativos que eram mantidos em cativeiro, duas espingardas calibre 32, animais abatidos e dezenas de munições. Um homem de 41 anos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental. Ele deverá pagar multa de R$ 5 mil pelos delitos. A diligência ocorreu por volta de 10h30min, no Morro da Cruz, no bairro Jardim União.
Segundo o sargento Nei Kruger, a guarnição realizava fiscalização ambiental, quando os militares descobriram os pássaros na casa do suspeito. Foram apreendidos canários da telha, trinca-ferro (popular papa-banana), coleirinhas e um araquã, pássaro ameaçado de extinção. “Também apreendemos duas arapucas, armadilhas utilizadas para pegar aves”, disse o policial.
Durante a revista na casa, o proprietário acabou entregando as espingardas e as munições. “Nenhuma das armas tinha registro”, afirma o sargento. O suspeito entregou ainda dois tatus abatidos, produto de caça. A polícia encaminhou o dono da casa para a Central de Flagrantes, no 2º Distrito Policial. Um relatório de apreensão deverá ser enviado ao Ministério Público (MP).
Fonte: A Tribuna