EnglishEspañolPortuguês

MALDADE

Homem pisoteia e mata jiboia ao ser flagrado traficando animais no RJ

Operação do Ibama contra o tráfico de animais teve oito presos por maus-tratos e receptação

20 de agosto de 2025
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Ibama

O Ibama realizou uma operação contra o tráfico de animais na Feira Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e prendeu oito pessoas pelos crimes de maus-tratos de animais silvestres e receptação qualificada. Um dos criminosos, ao perceber a chegada das autoridades, pisoteou uma jiboia para que ela morresse, na tentativa de que o animal não fosse encontrado, e foi preso. A jiboia não resistiu.

Ao todo, foram 12 autos de infração, que juntos somam R$ 473,8 mil em multas. A ação foi realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

No local, foram apreendidos 331 caranguejos, seis saguis, três jacarés, três pássaros, um papagaio, um jabuti e um filhote de jiboia, que morreu pisoteada. Os seis saguis estavam escondidos dentro de meias e bolsas. Devido às más condições, um deles morreu.

Foto: Divulgação/Ibama

Um dos criminosos foi preso por vender itens para captura de animais, como alçapões e estilingues. Além dos oito presos, um homem foi levado para a delegacia por vender caranguejos capturados ilegalmente, com uso de materiais proibidos, as redinhas. Os animais também foram submetidos a maus-tratos. O homem foi liberado após ser detido.

Após a apreensão, os técnicos do Ibama soltaram os caranguejos no habitat apropriado. Os jacarés também serão devolvidos à natureza. Já os outros animais foram levados para o  Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Lorena, no interior de São Paulo.

Foto: Divulgação/Ibama

Outra operação já havia sido realizada na mesma feira em março deste ano. Com apoio da Polícia Federal, o Ibama realizou a Operação Mercatio. Na ocasião, 194 animais foram apreendidos, entre eles um pixoxó, ave ameaçada de extinção. As multas chegaram a R$ 270,5 mil.

Como denunciar

Para denunciar o tráfico de animais, a população pode fazer denúncias anonimamente pela ouvidoria do Ibama, pelo telefone 0800 061 8080.

Fonte: Terra

    Você viu?

    Ir para o topo