Um jacaré tem sido a amizade preferida do senhor Elias da Silva, morador da zona rural de Maetinga, que fica próxima à cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O animal, que vive na barragem do Mucambo há 20 anos, foi amansado pelo morador, que o alimenta desde que ele chegou no local, quando ainda era filhote.
O animal, que atende pelo nome de “Jacaré”, foi levado para a barragem com o irmão, que não resistiu por muito tempo e acabou morrendo.
Segundo Elias, o réptil só conseguiu sobreviver com a ajuda dele. Isso porque, há oito anos, uma estiagem atingiu o município e secou a barragem, restando apenas uma poça, na qual o animal se escondia.
“Eu já cuido dele há 20 anos e consegui amansar. A gente chega perto da beira da água e dá comida para ele e ele vem. Umas pessoas trouxeram ele para cá filhotinho. Há oito anos uma seca atingiu a cidade, ficou dois anos sem chover, e a barragem foi secando. Então, fui dando alimento para ele e consegui amansar”, disse Elias.
A gratidão do amigo é para a vida toda. É só chegar na beira da barragem e gritar o animal, que imediatamente ele atende ao chamado de Elias.
Mesmo sendo carnívoro, o jacaré não assusta Elias e nem os visitantes, que vão até o local na esperança de ver o animal. Para evitar que as pessoas tomem banho na barragem, uma placa foi colocada pela prefeitura de Maetinga alertando a presença do jacaré no local.
Fonte: G1