Um homem foi preso no bairro Ibura, em Recife (PE), por maus-tratos a animais após uma denúncia realizada por uma ativista em defesa dos direitos animais. Segundo ela, o homem recolhia cães em situação de rua, maltratava e matava os animais para vender a carne como se fosse de bode.
Na casa do criminoso foram encontrados vários animais em situação de extrema negligência, além de diversos cadáveres de cães que seriam comercializados para consumo. Uma vistoria foi realizada no local no último sábado (08) e resgatou 17 animais.
Testemunhas disseram que o homem vendia a carne dos cachorros como se fosse carne de bode. Maria do Carmo, a ativista, relata que após se defrontar com aquela situação desesperadora ligou para a polícia e permaneceu no local até a madrugada de domingo (9).
“Na hora da vistoria, a polícia chegou e disse: ‘O senhor está preso, tem o direito de permanecer calado ou chamar um advogado’. Ele disse: ‘Eu já sei o que é, já. É os cachorros, né? Pode me prender’. Ele é um senhor de idade. Perguntaram a ele: ‘Rapaz, por que tu fazias isso com os cachorros?’. E ele disse: ‘Eu precisava, minha filha, eu precisava’. Ele confessou”, lembra a ativista.
A Polícia Civil investiga a denúncia sobre a venda da carne dos animais mantidos em cativeiro pelo homem. A ativista conta que essa história surgiu com boatos dos vizinhos e quando questionado sobre o delito, o homem teria confessado que sua esposa o ajudava.
“Disseram: ‘E por que você deixava o pessoal vender como carne de carneiro, de bode?’. Ele disse: ‘Eu não sei o que faziam com eles, não. Ela que levava. Eu só raspava eles, dava banho e ela levava’, para a mulher dele vender”, relatou Carmo.
Segundo informações da Polícia Civil, o autor dos crimes foi autuado em flagrante pelos maus-tratos cometidos contra os animais e conduzido para à Delegacia de Boa Viagem para “aplicação das medidas cabíveis”. A corporação não informou quais foram essas medidas nem se o homem foi solto após a autuação.
Mesmo com o abrigo cheio, Carmo resgatou os 17 animais e os levou para casa. Na residência do infrator foram encontrados cães, gatos, periquitos e galinhas. “Eu não tenho condições de cuidar. Não tenho ração suficiente, nem recursos. Tem muitos com tumores e feridas. Esse homem vivia com um ferro batendo neles”, lamenta a protetora.
O crime de maus-tratos contra animais é crime previsto em lei federal. Quem infringir pode ser preso por até cinco anos e condenado a pagar multa administrativa, que pode chegara a até 40 salários mínimos.