Um homem induziu uma capivara a ingerir cerveja e gerou revolta nas redes sociais. Imagens mostram o animal silvestre, com o qual humanos não devem forçar contato por se tratar de espécie selvagem, consumindo bebida alcoólica oferecida por um rapaz.
O caso foi denunciado às autoridades e a suspeita é que tenha ocorrido no estado do Rio Grande do Sul. Em um vídeo, é possível ver parte do corpo de um homem que aparece sentado em uma cadeira oferecendo um copo de cerveja ao animal.
O líquido pode gerar problemas de coordenação motora, levando a capivara a sofrer acidentes por ter sua consciência afetada pelo álcool, além de causar intoxicação.
O crime de maus-tratos é investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) do Rio Grande do Sul. Em entrevista ao portal Banda B, o delegado responsável pela investigação, Matheus Laiola, explicou que o consumo de bebidas alcoólicas por animais pode ser fatal.
“Nós recebemos esse vídeo em que mostra esse homem, em tom de deboche, fornecendo cerveja a uma capivara, que é um animal silvestre. Isso é maus-tratos e pode ocasionar até a morte desse animal”, disse Laiola, da DPMA.
“Depois de uma investigação, a gente tem fortes indícios de quem seria essa pessoa. Os indícios apontam que ela é do Rio Grande do Sul. Estamos confeccionando o boletim de ocorrência e encaminhando para delegacia local para conhecimento e providências cabíveis contra esse homem, que no nosso entendimento praticou crime de maus-tratos”, concluiu.