Após perder sua casa para o incêndio de Palisades, Casey Colvin vivenciou um reencontro emocionante com seu cachorro Oreo, que havia fugido assustado durante a evacuação. O cão foi localizado no domingo (12/01), graças ao trabalho de um rastreador especializado, encontrado dormindo entre os destroços da casa de um vizinho.
Com um brinquedo na mão e segurando seu outro cachorro no braço, Colvin chamou Oreo, que estava na entrada da garagem. Ainda muito traumatizado, o cãozinho foi ao encontro do tutor que, tomado pela emoção, o abraçou. “Ele está de volta! Obrigado, meu Deus”, disse Colvin entre lágrimas.
A correspondente da NBC News, Liz Kreutz, que registrou o reencontro, também foi mencionada pelo tutor emocionado. “Obrigado, Liz. Você fez isso possível”, disse.
Quando as ordens de evacuação foram emitidas, Colvin estava no trabalho e ficou horas no trânsito tentando voltar para casa e salvar seus cães. Sem sucesso, ele contou com a ajuda de um bombeiro que conseguiu resgatar sua cachorrinha, Tika. Porém, Oreo fugiu em meio ao caos, e depois a casa foi consumida pelo fogo.
Determinado a encontrar seu cachorro, Colvin apresentou cartazes pela vizinhança enquanto Kreutz divulgava o desaparecimento em redes sociais. Relatos de avistamentos ajudaram a localizar Oreo, e no domingo, um rastreador especializado conseguiu reuni-lo com seu tutor.
O caso de Oreo mostra os perigos enfrentados por animais domésticos durante desastres como os incêndios de Palisades, que destruíram centenas de casas na Califórnia. Além de cães e gatos, a vida selvagem também sofre com os impactos: avistamentos de animais silvestres, como leões-da-montanha, aumentados significativamente na região enquanto fogem das chamas.
Grupos de resgate têm trabalho para salvar e acolher animais feridos ou abandonados. Muitos chegam a abrigos com queimaduras e necessitando de cuidados especiais.
Veja o momento emocionante publicano no Instagram de Liz:
Ver essa foto no Instagram