Um homem arriscou a própria vida entrando na frente de um trem em movimento para salvar um cachorro que foi abandonado para morrer em uma linha férrea. O caso, que teria acontecido nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais após a divulgação de um vídeo (confira abaixo) que registrou o resgate.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem corre o máximo que pode para alcançar o cachorro enquanto um barulho de buzina de um trem pode ser ouvido. Em instantes, o veículo se aproxima.
Durante a gravação, é impossível não sentir a tensão dos que registraram a cena. As testemunhas gritavam enquanto o rapaz corria na direção do cachorro. Ao alcançar o animal, ele se abaixa, desfaz o nó da corda que prendia o cão aos trilhos do trem e o puxa para fora da linha férra.
Em questão de segundos, o trem passa pelo local. Aliviadas, as pessoas que testemunharam o resgate comemoram, já que percebem que por muito pouco o veículo não atropelou o cachorro e o rapaz – o que poderia ter custado a vida de ambos.
Após o resgate, o cachorro teve sua vida transformada. Além de não ter sido morto de uma forma extremamente cruel, ele foi adotado pelo homem que o salvou, tornando-se assim seu novo tutor e também seu herói.
Veja o vídeo:
Não compre, adote
A exploração de animais para venda é uma prática cruel que objetifica cães e gatos, reduzindo-os à condição de mercadorias. Por serem tratados como objetos, esses animais são alvos frequentes de maus-tratos, situação que só poderá ser coibida com o fim do comércio.
Engajados na luta em prol dos animais, ativistas incentivam a adoção e pedem que a sociedade se conscientize sobre a necessidade de abolir a venda de cachorros e gatos. Os protetores de animais explicam que, ao comprar um animal, o comprador não só compactua com a objetificação de um ser vivo, como incentiva o comércio como um todo, incluindo o que é feito pelos criadores que negligenciam e maltratam os animais.
Enquanto milhares de animais são comprados Brasil afora, outros milhões padecem nas ruas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30 milhões de animais vivem em situação de rua no país. Sem cuidados, eles passam fome e sede, sofrem com o calor, o frio e as chuvas, adoecem e agonizam até a morte por conta de doenças e de atropelamentos. Também são vítimas de agressões e até de estupros. Frágeis e inocentes, o pedido que eles fariam, caso pudessem falar, seria: não compre, adote um animal abandonado.