Uma onça-pintada fêmea foi resgatada por policiais da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) em uma chácara no município de Caroebe, ao Sul de Roraima, nessa sexta-feira (24). O animal foi encontrado por um morador da região em uma área de mata e levado para a casa dele.
O resgate aconteceu depois que o homem acionou os policiais, informando que havia encontrado o animal, que é jovem, ferido em uma área de mata. Após avistar o animal, o homem o levou para casa.
De acordo com a PM, o animal estava contido em um abrigo insalubre e assustado devido às condições do ambiente inapropriado, além de arisco com a presença do homem. A onça tinha lesões e escoriações pelo corpo.
Para retirá-lo do abrigo, os policiais usaram uma gaiola de metal. O equipamento foi forrado com um assoalho de PVC e uma cobertura de palha de coqueiros para oferecer “o mínimo de conforto térmico para o transporte adequado e seguro do animal na carroceria da viatura policial”.
O animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama) na capital Boa Vista, onde passou por exames de coleta de sangue, raspagem de pelos para exames de rotina, além de raio-x
Maior predador das matas brasileiras e o considerada o maior felino das Américas, a onça-pintada pode chegar até 135 kg e 75 cm de altura. A espécie “reina” principalmente na Amazônia e no Pantanal.
Fonte: G1