Ontem (09), um homem de 27 anos foi preso em flagrante, por manter preso um cão da raça pit bull acorrentado em uma casa no bairro Guanandi, em Campo Grande (MS).
Segundo o portal Diário Digital, os policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) encontraram o animal de aproximadamente um ano de idade estava amarrado com corda medindo cerca de um metro.
De acordo com o delegado da Decat, Maércio Alves Barboza, o animal não conseguia se alimentar nem tomar água, por estar amarrado, limitando sua locomoção. O cachorro, também estava infestado de ectoparasitas (carrapatos).
Como o comprimento da corda era pequeno, ele não conseguia se abrigar do sol, indo para uma parte coberta com sombra, gerando desconforto térmico ao cão.
O animal já vivia nessa situação há seis meses, relatam testemunhas. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) compareceram ao local no mês de fevereiro, em resposta à denúncia encaminhada ao órgão, e procederam fiscalização zoosanitária (Ordem de Serviço SCRZ n.360/2022).
O tutor foi autuado devido às diversas irregularidades, em como criava o cachorro, porém nada fez para mudar suas atitudes em relação ao animal doméstico. Na terça-feira (8), ele foi detido e será apresentado ao Poder Judiciário, para audiência de custódia.
O cãozinho foi resgatado e encaminhado ao CCZ para triagem, tratamento médico-veterinário, exame clínico e outros. E logo será disponibilizado para adoção responsável.