Um homem, que não teve a identidade informada, foi preso no domingo (30), na zona rural de Canápolis, por suspeita de maus-tratos contra sete cachorros. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), os animais eram explorados para caça e estavam sendo transportados na carroceria de uma caminhonete no momento da prisão.
Segundo a PMMA, a ação ocorreu durante uma operação preventiva na MG-226, rodovia que liga Canápolis à cidade de Capinópolis. Ao perceber a presença dos policiais, o suspeito tentou fugir e entrou com o veículo em um canavial.
Pouco depois, a caminhonete em que ele estava teve problemas mecânicos, e o rapaz se escondeu dentro da plantação junto aos cães. Após fazerem um cerco, os policiais conseguiram encontrar o suspeito e os animais.
Ainda de acordo com a PMMA, foram verificados notórios sinais de maus-tratos nos cachorros, como orelhas infestadas por carrapatos e ferimentos. Além disso, os cães pareciam estar exaustos e fadigados.
Durante as buscas no interior do veículo, também foram encontrados uma lança e um instrumento pontiagudo conhecido como “chucho”, comumente utilizados na prática de caça.
O homem foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia. De acordo com o sargento da PMMA Eduardo Venâncio, o suspeito pode cumprir entre 2 e 5 anos de reclusão pelo crime de maus-tratos contra cães.
Já os animais foram deixados com um depositário fiel que vai cuidar dos ferimentos. A caminhonete e os materiais usados para caça foram apreendidos.
Fonte: G1