EnglishEspañolPortuguês

MAUS-TRATOS

Homem é preso depois de ser filmado agredindo cão

Atual Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) prevê detenção de 3 meses a 1 ano e multa para quem comete esse crime

2 de fevereiro de 2022
Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Agressão do cachorro foi filmada
RECORD TV MINAS/REPRODUÇÃO

Um homem de 60 anos foi preso nesse domingo (30) depois de ser flagrado agredindo um cachorro indefeso na cidade de Prata (MG). Ele vai responder pelo crime de maus-tratos.

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou em dezembro do ano passado um projeto de lei que determina pena de até 4 anos de prisão para quem praticar maus-tratos a animais.

Os maus-tratos são abusos, mutilação ou ferimentos contra animais domésticos e silvestres. O texto (PLC 134/2018) prevê ainda que a zoofilia, a morte do animal ou a reincidência em maus-tratos serão agravantes da pena em até um terço. O relator, senador Fabiano Contarato (PT-ES), foi favorável à aprovação da proposta, que segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A atual Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) prevê detenção de 3 meses a 1 ano e multa, além do aumento de um sexto a um terço nos casos da morte do animal.

O relatório de Contarato, lido por Jayme Campos (DEM-MT), destaca que entrou recentemente em vigor a Lei 14.064, de 2020, que aumentou as penas de maus-tratos a cães e gatos para de 2 a 5 anos de reclusão.

“Ou seja, este projeto avança um degrau a mais no aperfeiçoamento da Lei de Crimes Ambientais”, disse Campos em alusão ao texto de Contarato.

Você viu?

Ir para o topo