Depois de receber uma denúncia anônima a respeito de venda de pássaros silvestres e de uma possível rinha de galos no Distrito de Lerroville, na região sul de Londrina, policiais militares da 2ª Companhia de Polícia Ambiental deslocaram-se ao local na quinta-feira (26) e localizaram cinco aves silvestres em gaiolas, sendo dois trinca ferros, um curió, um canário e um colerinho. No local, os policiais também localizaram uma armadilha (alçapão) para a captura de aves silvestres.
Segundo a Polícia Ambiental, não foram encontrados galos destinados a rinhas ou mesmo provas de crime nesta modalidade.
Os cinco animais estão aparentemente em boas condições sanitárias e de saúde, e estarão sendo encaminhados para órgãos de readaptação deles a vida selvagem, pois devido ao cativeiro em gaiolas, os animais perdem a capacidade de sobrevivência em liberdade no seu habitat.
O proprietário, de 59 anos de idade, morador no Distrito, foi autuado em Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP). Os dados da ocorrência também estão sendo encaminhados ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que seja lavrada também uma notificação administrativa.
“Solicito aos bons cidadãos que continuem denunciando quem vende e aprisiona animais silvestres. Aos denunciantes será garantido o anonimato para que as investigações continuem e as prisões destes criminosos, desestimulem as vendas de animais silvestres”, enfatiza o capitão Ricardo Eguedis.
As operações continuam e as denúncias podem ser feitas em todo o Estado e Brasil pelo telefone 0800 643 0304. Os moradores da região de Londrina também podem ligar para (43) 3341-7733.
Fonte: Bonde