ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais
Um homem foi preso no norte do Vietnã por traficar cadáveres congelados de quatro filhotes de tigre.
Pham Van Tu, 26, foi detido ao tentar cruzar a fronteira entre Vietnã e Laos, onde entregaria os corpos dos animais a um comprador.
O criminoso foi rastreado após anunciar no Facebook que estava vendendo os cadáveres, tendo recebido uma oferta de U$ 359,00, segundo o VN Express.
O tráfico ilegal de tigres e partes de seus corpos é um problema grave no Vietnã, onde os animais são mortos e explorados pela sua pele, carne, garras e ossos. Os pedaços do corpo dos tigres são usados para fabricar uma espécie de “cola”, que acredita-se possuir propriedades medicinais – um mito totalmente infundado.
O homem agora está sendo interrogado após a brutalidade, pois há suspeita de que integre uma rede de tráfico da vida selvagem.
Os tigres são uma espécie classificada como gravemente ameaçada de extinção, chegando a contar com mais indivíduos em cativeiro nos EUA do que nas florestas do mundo todo. A população mundial dos animais já caiu mais de 95% no último século, segundo o Wildlife Fund.
No Vietnã, a população já escassa de cerca de 100 tigres foi dizimada, restando apenas cinco animais contabilizados em seu habitat natural. Um dos principais motivos para a extinção da espécie é justamente o tráfico de seus corpos.