Após receber denúncias de maus-tratos e encontrar o animal jogado em uma vala, a Polícia Militar Ambiental autuou neste sábado o tutor de uma égua, localizada próxima a um sítio, na margem da estrada São José, na área rural do município de Martinópolis (539 km a oeste de São Paulo). O homem, que se negou a ajudar no resgate do animal, deverá pagar uma multa de R$ 1.500.
De acordo com os agentes, o animal apresentava sinais de maus-tratos e falta de alimentação. Além de não conseguir ficar de pé, a égua tinha diversos ferimentos, alguns com sangramento.
Os policiais chegaram até o tutor do animal por meio de informações de moradores locais. Ele foi questionado sobre a situação e alegou que a égua caiu na vala quando puxava uma carroça ontem e que ele tentou arrastá-la pela cauda, mas não conseguiu e, por isso, decidiu abandoná-la no local.
Com a ajuda de fazendeiros da região, os policiais conseguiram um trator equipado com guindaste e resgataram o animal. A égua chegou a ser levada para a fazenda de um dos colaboradores, onde recebeu alimentação, medicação e curativos. Mesmo com os cuidados, o animal não resistiu.
O tutor do animal foi advertido pela Patrulha Ambiental e acusado de maus-tratos, infração disposta do artigo 26 da resolução SMA-32/2010. A ocorrência foi registrada na delegacia de Polícia Civil de Martinópolis, que investigará o caso, e o homem, liberado.
Fonte: Terra