Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem retirando ovos de tartaruga na Praia de Tabatinga, localizada no município de Nísia Floresta. De acordo com quem está narrando a gravação, o idoso está retirando os ovos para a fabricação de supostos remédios.
A Colônia de Pescadores Z-10 relatou ter enviado o vídeo do homem recolhendo os ovos para a ONG Oceânica, atuante no litoral potiguar, para que sejam tomadas às devidas providências junto a outros órgãos do Estado.
Informações apontam que não é recomendado o uso de ovos de tartaruga para fazer remédios, pois a prática pode contribuir com a extinção de espécies, e é ilegal em diversos países. Além disso, não há evidencias de que os ovos tenham qualquer tipo de propriedades medicinais ou curativas. Geralmente, os supostos benefícios são todos baseados em crenças e tradições populares.
Atualmente, a Lei de Crimes Ambientais no Brasil (Lei nº 9.605/1998) prevê multa de R$ 5.000,00 a R$ 50.000,00 para aqueles que forem responsáveis por retirar, transportar, comercializar, exportar ou mesmo consumir produtos oriundos de espécies da fauna silvestre, sem a devida autorização ou em desacordo com a legislação.
Fonte: Tribuna do Norte