EnglishEspañolPortuguês

Homem é detido por manter pássaros em cativeiro em Campos (RJ)

4 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Animais passarão por avaliação no Nepas para serem devolvidos à natureza (Foto: Divulgação/ GM)
Animais passarão por avaliação no Nepas para serem devolvidos à natureza (Foto: Divulgação/ GM)

O Grupamento Ambiental realizou mais um resgate de animais silvestres, que eram mantidos em cativeiro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Neste sábado (1) a ação aconteceu no Parque Prazeres após uma denúncia anônima. No total, dez pássaros foram apreendidos e um homem foi detido.
De acordo com um agente ambiental, a denúncia informava que em uma residência na Rua Djalma de Lima existia vários pássaros que estavam sendo criados em local irregular. O GM seguiu até o local e encontrou dez pássaros presos em gaiolas. Os animais foram resgatados e o proprietário da casa, de 56 anos, foi detido e encaminhado para a 146ª Delegacia Legal de Guarus.
Segundo os agentes, o tutor deverá responder pelo crime de manter animais em cativeiro e criação irregular de animais silvestres. Os animais são da espécie sanhaço, coleiro papa-capim e canário da terra.
Os animais serão encaminhados para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Silvestres (Nepas) do Hospital Veterinário da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) onde passará por avaliações para posteriormente serem devolvidos à natureza.
O Grupamento Ambiental dispõe o telefone 153 e (22) 2725-6483 para denúncias.
Fonte: G1
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo