Um vídeo chocante, gravado na manhã de sexta-feira (26) no bairro Garcia, em Blumenau (SC), no Vale do Itajaí, está circulando pela internet. Nas imagens é possível ver o homem, que pilota uma moto, em uma ação considerada como maus-tratos contra animais.
O homem foi flagrado pilotando uma moto e levando um cachorro da raça Buldogue Francês. Porém, o que chama a atenção é que o cão está sendo levando na coleira, ao lado da moto.
Testemunhas relaram que o homem não apenas atravessou a rua com o cão na coleira, mas continuou o trajeto. No vídeo não é possível ver a placa da moto.
Buldogue Francês
Os cães da raça Buldogue Francês, que possuem a cara chata, são chamados de “braquicéfalos” e essa condição está ligada a uma variedade de problemas de saúde, entre eles problemas respiratórios.
Isso porque, como esses cães possuem narinas estreitas, eles têm mais dificuldade de respirar. Além disso, se o cão não consegue se oxigenar direito, ele não consegue se resfriar com eficácia e acaba superaquecendo com facilidade. Isso significa que os buldogues franceses não podem correr muito e não conseguem enfrentar climas muito quentes.
Crime
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse ato será punido com dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda.
Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3. A referida legislação alterou a Lei 9.605/1998, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais.
Vídeo: YouTube | Meta Portal Interativo
Fonte: ND+