Policiais da 5ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Araxá, em MG, prenderam no princípio da semana um homem de 49 anos. Ele é acusado de tráfico de pássaros da fauna silvestre. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.
A operação foi desencadeada pelas autoridades policiais na manhã da última terça feira (7), após denúncia anônima. Por volta das 9h50min os policiais se deslocaram até a BR-262 na altura do km 625 onde abordaram o envolvido próximo ao trevo de Tobati. Após busca pessoal foram encontrados quatro pássaros da fauna silvestre brasileira da espécie canário da terra. Também foi apreendido um carregador de aves.
Em depoimento o acusado disse que estava levando os pássaros para a cidade de Belo Horizonte e que em sua residência havia outras espécies. Os PMs se deslocaram à casa do acusado e lá encontraram outros 13 pássaros, todos mantidos em cativeiro, acondicionados em gaiolas de vários tamanhos.
Penalidade
De acordo com o artigo 29 da Lei Nº 9.605/98, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre nativa ou em rota migratória é crime e pode gerar pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Fonte: Jornal Araxá