“Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem”. A frase proferida por São Francisco de Assis revela o amor e o cuidado que ele tinha com os outros seres vivos. Ontem se comemorou o dia do santo que pregava que todas as criaturas criadas por Deus são irmãs.
O senhor Júlio Cesar Takafaci é conhecido nas ruas de Rio das Pedras (SP) pelo carinho e atenção que dedica aos cachorros de rua. “Desde pequeno cuidava dos cachorros. Eles são inocentes, não tem maldade como o ser humano”, conta Júlio.
Hoje, esse simpático senhor de fala serena cuida dos cachorros que moram nas ruas da cidade, principalmente na praça do cemitério.
“Infelizmente, tenho pouca ajuda. Muitas vezes tiro do meu próprio bolso para ajudar esses animais”, conta Julio, que compra remédios e alimento para os animais abandonados. Ele conta também que pessoas como o veterinário Mário sempre o ajudam nos cuidados com os cães.
O amigo dos cachorros acredita que falta política no município para o cuidado dos animais abandonados. “Era preciso um lugar que cuidasse dos animais. Eles ficaram abandonados em nossa cidade”, comenta. Julio, que também é um defensor da adoção e que já adotou cinco cachorros, entre eles Barack Obama, Pretinha, Nina e Nino, este último, quando faleceu, deixou uma tristeza enorme para o senhor Júlio.
Ele, no entanto, que afirma que somente as pessoas que tenham amor devem adotar. “Muitas pessoas adotam por adotar, sem ter um cuidado especial. É preciso ter a consciência que esse é um ato de bondade, que visa resolver os problemas desses seres de Deus”, diz.
Segundo Júlio todo esse amor pelos animais já causou-lhe alguns problemas. “Muitas vezes vejo pessoas maltratando os animais e acabo arrumando briga. Fico muito triste em saber que pessoas colocam veneno na comida para matar esses animais. É muita maldade”, declara indignado.
Com um tom espiritualista, Júlio acredita que a existência dos cachorros é uma prova que Deus existe na Terra. “Deus nos deu esses animais para mostrar o que é a verdadeira fidelidade e amizade”.
Todos os dias, Júlio cuida dos cachorros. A dedicação é tanta, que ele evita viajar para não deixar os animais sem os seus cuidados. “É um compromisso que não pesa porque é feito com amor”, revela o senhor.
Fonte: A Tribuna