Um homem causou indignação após ser flagrado em vídeo pegando uma tartaruga marinha e posando com ela no Havaí.
Em um vídeo do TikTok compartilhado por @itsbleuworld em 14 de novembro, um homem pega uma tartaruga-verde-havaiana, a apoia, segura suas nadadeiras e sorri para a foto. Em seguida, o indivíduo coloca a tartaruga de volta no chão, dá algumas batidinhas em seu casco e vai embora. O usuário do TikTok contou à revista PEOPLE que o incidente ocorreu em 31 de outubro no Parque da Praia de Kuli’ou’ou, perto de Hawai’i Kai, em O’ahu.
“Por favor, lembrem-se: NÃO toquem nas tartarugas marinhas no Havaí, independentemente de estarem vivas ou mortas”, escreveu o usuário do TikTok na legenda. “Elas são animais protegidos. Vocês devem ficar a pelo menos 3 metros de distância delas e evitar tirar fotos de perto ou interagir com elas de qualquer forma. Isso não é permitido.”
De fato, a espécie de tartaruga marinha é protegida tanto pela lei estadual do Havaí quanto pela Lei Federal de Espécies Ameaçadas de Extinção. O assédio à espécie, que está listada como “ameaçada”, é punível com até um ano de prisão, além de multa.
@itsbleuworld PSA: My pawrent took me to the beach today and we saw people touching a sea turtle. Please remember DO NOT touch sea turtles in Hawai‘i, regardless of their condition, alive or dead. They are protected animals. You must stay at least 10 feet away from them and avoid taking close-up photos or interacting with them in any way. This is not okay. #fyp #seaturtle #awareness #hawaii #dontdothis ♬ Funny Song – Sounds Reel & Funny Song Studio & Thomas Hewitt Jones
O autor do vídeo chocante, que já conta com mais de 14 mil visualizações, acrescentou que as autoridades estaduais estão cientes do incidente e que a tartaruga mostrada no vídeo já estava morta quando o homem a manuseou, e que o animal marinho apresentava três cortes profundos em sua carapaça.
“Nossa lei prevê que uma pessoa que fizer isso e for considerada culpada estará sujeita a uma contravenção”, disse Jason Redulla, chefe de fiscalização da Divisão de Conservação e Fiscalização de Recursos Naturais (DLNR), ao Hawaii News Now sobre o vídeo. “Isso significa até um ano de prisão e multa de no mínimo US$ 250 na primeira infração.”
“Parem com isso. Respeitem nossa vida selvagem como vocês respeitariam a vida selvagem de seus países de origem”, continuou ele. “Muitas pessoas vêm ao Havaí relaxadas e sem pensar direito no que estão fazendo ou nas consequências que seus atos podem ter.”
Após a defensora da vida marinha Melina Clark ter visto o momento que viralizou nas redes sociais, ela reiterou o quão “repugnantes” foram as ações do homem.
“Meu coração parou… foi perturbador”, disse Clark à publicação. “Isso só mostrou mais uma vez que, aqui estamos em 2025, e nada melhorou.”
“Essas tartarugas estão aqui há milhões de anos”, acrescentou ela. “Quanto mais pessoas não demonstrarem cuidado ou não ensinarem aos outros a importância delas para as ilhas, mais danos continuaremos a ver. Os moradores locais se importam. Os havaianos se importam.”
Traduzido de People.