Um rapaz filmou a si mesmo segurando e assediando uma gaivota de espécie protegida na Nova Zelândia. O jovem tinha acabado de sair de uma unidade do McDonald’s e estava comendo o lanche em uma área pública aberta onde um bando de gaivotas circulavam. Quando uma das aves se aproximou ele a agarrou com as mãos e posicionou a câmera do seu celular para registrar os maus-tratos.
Ele segura o animal fortemente por um tempo até soltá-la e ela se reintegrar ao bando. O vídeo foi postado no TikTok e assistido mais de 22 milhões de vezes. Ele foi severamente repreendido por internautas que sugerem que ele expôs o lanche propositalmente para atrair os animais. O rapaz afirma que o ave se aproximou demais e ele apenas agiu por “impulso”.
Veja o vídeo abaixo:
O Otago Daily Times relatou que o pássaro é uma espécie protegida e muitos defensores dos animais reclamaram do incidente. “Tarapunga [o termo Maori para gaivota-de-bico-vermelho] são protegidos pela Lei da Vida Selvagem, o que significa que é ilegal perturbá-los, assediá-los ou matá-los. Quem o fizer pode enfrentar multas ou prisão. É estressante para o animal quando alguém pega e segura nossos pássaros nativos assim”, disse o jornal.
Não há informações se o rapaz será punido criminalmente.