Um vídeo viral de um homem alimentando macacos com sorvete misturado com veneno na Malásia gerou indignação online, com ONGs de direitos animais pedindo a prisão dele.
No dia 3 de janeiro, o grupo de bem-estar animal Stray Free Foundation postou no X um vídeo que mostrava o homem, que não teve seu nome revelado, jogando sorvete envenenado para um grupo de macacos, alegando ser uma forma de “controlar a população” da espécie.
Dengan bangganya bunuh haiwan tak berdosa. Moga Allah bagi balasan setimpal. pic.twitter.com/3Kzmo3wXcA
— Stray Free Foundation (@StrayFreeFndn) January 3, 2025
De acordo com o The Sun, o vídeo era um repost do TikTok do homem. “Eu misturei Crodex no sorvete para que, quando eles comam, eles morram. É assim que se usa corretamente”, explicou o homem no vídeo. Segundo o Focus Malaysia, Crodex é um veneno usado por agricultores para eliminar parasitas de plantações.
No vídeo, ele chama os macacos de pragas que invadem casas e causam danos em áreas residenciais. “Se deixarmos eles se reproduzirem, vão destruir tudo”, afirma.
O homem também teria postado um vídeo tutorial em sua conta no TikTok mostrando como preparar o sorvete envenenado.
A Associação de Bem-Estar Animal da Malásia (Malaysian Animal Welfare Association – MAWA) registrou uma denúncia policial contra ele. De acordo com um vídeo publicado pela MAWA em sua página no Facebook, o homem também estaria supostamente vendendo sorvete envenenado ao público.
Pela Lei de Conservação da Vida Selvagem da Malásia de 2010, matar ou envenenar animais selvagens é um crime. Os infratores podem enfrentar multas de até RM 1 milhão ou pena de prisão de até 15 anos.