Recentemente, uma pessoa teve um encontro único com uma baleia-franca-do-atlântico-norte, animal raro, que estava na costa da praia de Ponte Vedra, na Flórida. Bobby Stockton e seu amigo estavam passando o dia na praia quando notaram uma baleia em perigo. Os dois então pegaram um caiaque e remaram até o animal, descobrindo que ela tinha um filhote ao seu lado.
A baleia estava com um pedaço de corda preso a sua boca e que descia pelos lados. Stockton então começou a remover a corda e seu amigo filmou a ação. Segundo Bobby, o filhote nadou até eles, parecendo estar pedindo ajuda e ergueu o nariz da mãe mostrando um pedaço da corda. Bobby começou a cortar a corda, conseguindo ajudar um pouco a baleia.
No entanto, apesar da boa ação, ele foi alertado sobre ser ilegal interagir com baleias em perigo de extinção. De acordo com o One Green Planet, autoridades já haviam sido avisadas sobre a situação em que a baleia se encontrava e estavam a caminho para olhar o animal.
A porta-voz Alisson Garret, da NOAA Fisheries Southeast, instituição ligada ao governo dos Estados Unidos, disse que é essencial que baleias e filhotes tenham espaço, e que segundo a lei, a distância mínima de aproximação entre humanos e esses animais é o equivalente a 5 campos de futebol. Ela acrescenta que o melhor jeito de ajudar é ligar para as autoridades responsáveis dizendo o que está vendo, tirar fotos ou filmar de uma distância que seja segura.