Um homem foi filmado espancando uma gaivota até a morte em uma praia da Cornualha, na Inglaterra. O ato cruel foi testemunhado por várias famílias, inclusive por crianças. Uma mulher que preferiu não se identificar afirma que o homem assediou a ave atirando diversas latas de refrigerante no animal. Ferida, a gaivota não conseguiu voar e foi assassinada pelo agressor com uma pá.
A polícia foi chamada, mas o homem conseguiu fugir. Um grupo tentou impedir a fuga do agressor, mas foi atacado verbalmente de forma extremamente agressiva pelo homem. Ele não foi identificado, mas abandonou a praia deixando toalhas, protetor solar e muito lixo. “Foi absolutamente horrível. Em toda a minha vida, nunca testemunhei esse tipo de violência contra um animal”, disse uma testemunha.
Um homem compassivo pegou o cadáver da gaivota e o enterrou. As imagens da agressão rapidamente viralizaram nas redes sociais. A Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals emitiu uma nota de repúdio contra o assassinato da ave e lembrou que “como todas as aves selvagens, gaivotas, seus filhotes e seus ninhos são protegidos pela Lei de Vida Selvagem e Campo de 1981”.
“Isso significa que é ilegal matar, pegar ou ferir gaivotas intencionalmente, pegar ou destruir seus ovos, ou danificar ou destruir qualquer ninho de gaivota enquanto eles estão em uso ou sendo construídos – a menos que você esteja agindo sob licença. Eles são considerados espécies de preocupação de conservação no Reino Unido porque há evidências que sugerem que suas populações estão em declínio geral”, disse a RSPCA.