EnglishEspañolPortuguês

DIVERSÃO SEM CRUELDADE

Hipismo vegano: entenda esporte finlandês que usa cavalinhos de madeira e tem viralizado nas redes

7 de agosto de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Se você tem circulado pelo TikTok e pelo Instagram nesta época de Olimpíadas já deve ter se deparado com vídeos que mostram o que seria o “hipismo vegano”. Na verdade, trata-se de uma prática chamada hobby horsing, que usa cavalinhos de pau (hobby horse em inglês) e é coisa séria na Finlândia, onde teriam sido feitos os primeiros cavalos de madeira de brinquedo.

Nas redes, muitos vídeos com trechos da modalidade, que tem movimentos semelhantes a hipismo e adestramento de cavalos, têm viralizado. Mas, diferentemente do que muitos estão postando, a prática não tem nada a ver com veganismo.

A Finnish Hobbyhorse Association (Associação Finlandesa de Hobbyhorse), registrada em 2016 (mas que existe desde 2004), promove campeonatos sérios. O último aconteceu em junho deste ano, na cidade de Seinäjoki, reunindo competidores de várias partes do mundo.

“Nós nos esforçamos para fornecer aos entusiastas de cavalos de pau de todo o mundo informações sobre cavalos de pau, competições e outras atividades, promovendo assim as habilidades artesanais dos jovens e oferecendo coisas motivadoras para fazer com o exercício”, diz a associação em seu site oficial.

No ginásio, os competidores pulam barreiras, saltam barras de altura, correm e mostram talento no hipismo, só que, em vez de estarem sobre cavalos de verdade, apresentam-se em cavalinhos de pau, daqueles com cabo de madeira.

A atividade é mais popular entre mulheres, geralmente entre 15 e 25 anos, e tem adeptos também em países como Suécia, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Ucrânia e Rússia. Nas competições, os competidores precisam se apresentar num circuito, onde simulam movimentos do hipismo, e há juri técnico para avaliar.

Fonte: Extra

    Você viu?

    Ir para o topo