Autoridades da Província de Jiangxi, no leste da China, lançaram quinta-feira (2) uma investigação que usará helicópteros para eliminar as redes gigantes empregadas na caça de aves migratórias no lago Poyang, o maior lago de água doce no país.
Três equipes de inspeção coordenadas pelo Departamento Provincial de Segurança Pública Florestal, Departamento de Proteção de Animais Silvestres e Departamento de Administração da Reserva Natural do Lago Poyang (MBPLNR, na sigla em inglês), retiraram redes com vários quilômetros de comprimento do lago depois que a imprensa denunciou métodos desumanos na captura, disse o chefe do MBPLNR, Zhu Qi.
“Helicópteros serão usados para encontrar pontos omitidos sobre o lago, dependendo da condição climática”, disse Zhu.
O funcionário acrescentou que uma investigação de 15 dias começou quinta-feira para levantar informações sobre caçadores de pássaros nas aldeias locais, com o objetivo de combater a caça e o comércio desses animais.
Zhu disse que o MBPLNR tem apenas 70 funcionários para inspecionar o lago, cuja área é de quase 5 mil quilômetros quadrados. A caça de pássaros está sujeita somente a penas civis e não a penas criminais, o que torna difícil a prevenção dessa atividade no lago.
Localizado no norte de Jiangxi, o lago Poyang é um habitat importante para aves migratórias no inverno. Acredita-se que cerca de 95% dos grous brancos do mundo, metade dos grous de pescoço branco e 60% dos gansos-cisnes migram para esta região a cada ano.
Fonte: CRI Online